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#Club&Casa Home – Entrevista com Marcantonio: suas peças exibem animais extraordinários e reverenciam a natureza

O italiano, homenageado como designer do ano de 2022 do BOOMSPDESIGN, exibe poderosas criações, muitas delas repletas de senso de humor e muita inventividade.

Texto: Angela Villarrubia + collab Beto Cocenza

Fotos: Divulgação

O artista italiano Marcantonio e suas obras fantásticas

Marcantonio Raimondi Malerba, ou simplesmente Marcantonio, é dono de um portfólio de tirar o fôlego, conhecido, particularmente, por suas luminárias e peças decorativas inspiradas em animais. Isso sem contar seu particularíssimo trabalho com mobiliário, por exemplo, e suas demais fontes de inspiração, como as plantas ou, inclusive, o próprio coração humano.

Italiano, residente em Cesena, em meio à natureza, ele é artista de formação. Seu apreço pelo design surgiu naturalmente. “Tinha muita curiosidade em entender como são produzidas as coisas e, desde pequeno, criava meus objetos com real empenho. Daí para o design, o passo é breve”, assinala. Ele começou produzindo pequenos objetos, para vender ou presentear. Na sequência, passou a conceber cenários, espaços e lojas, até que participou do Salão do Móvel de Milão, onde três de seus projetos passaram a ser produzidos.

Indagado sobre os principais momentos de sua carreira, cita uma série de sucessos: “foram tantos… Nunca esquecerei a primeira vez que encontrei Keith Johnson, o buyer da Anthropologie. Por quatro anos criei móveis exclusivos e os vendi para a loja. Foi incrível! Depois, foi com a Mogg, que materializou minhas obras, conservando aquele sabor artístico. Também a Armani, quando comprou o meu gorila, o primeiro de uma longa série. Com a Seletti e o sucesso dos macacos, finalmente pude aplicar meus dotes como escultor ao design. Teve ainda a Qeeboo, com a girafa alta, de 4 metros. E tenho certeza de que ainda virão coisas fantásticas”.

Ele destaca que sua produção “nasce de uma exigência pessoal daquilo que desejo estar cercado”. Se pudesse ser um animal, escolheria um esquilo. “Gostaria de ser pequeno, leve e veloz. Ou mesmo um simples pássaro, para poder voar e ver tudo de uma outra perspectiva”.

Quanto ao reino vegetal, seria um ornamental filodendro. “Além de lindo, remete aos países tropicais. Mas, quem sabe, também uma bela árvore”. Dentro de seu espírito livre e engenhoso, tem vontade de se dedicar à escultura, à arte. “E isso também serve para que nasçam boas ideias para o design”, confessa.

Claro que o toque artístico permeia toda a sua produção. Em 2007, por exemplo, concebeu uma série de esculturas hiper-realistas que reproduzem o coração humano, de onde brotam plantas e flores. A partir daí, despontaramos vasos para a Seletti. “O coração é símbolo de si próprio, da vida, dos sentimentos; é um tema vigoroso e eu gostei de representá-lo em um contexto vegetal, com as plantas vivas. Agora, esse vaso é um best seller e fico feliz que tenha sido uma ideia minha”, diz.

Conclamado designer do ano pelo revigorante BOOMSPDESIGN, Marcantonio já havia estado anteriormente no Brasil: no Rio de Janeiro, em São Paulo e em uma residência artística em Trancoso (BA). Indagado sobre suas perspectivas em relação ao mundo do design, ele diz não analisar muito o mercado. “Certamente, espero que haja um avanço na proposta de materiais mais sustentáveis… Vejo que as pessoas querem coisas fascinantes. Existem muitos produtos e aqueles que conseguem se destacar são os verdadeiramente surpreendentes”. E, convenhamos, ninguém duvida que Marcantonio se destaque!

O lado artístico de Marcantonio toma conta da planta escultura de madeira Ordinary Jungle. Feita à mão, ela “brota” da poltrona Charlotte, da Baxter, assinada pelo designer Giuseppe Manzoni.

Mais uma referência ao reino vegetal, a exuberante luminária pingente Amazzonio tem estrutura de ferro e cúpula feita de papel plastificado ou PVC opalino. Para a Mogg.
A divertida cadeira Gorilla é revestida com tiras de couro, que simulam a pelagem do animal. Executada em madeira, espuma e resina náutica, está disponível em cinco cores (branco, preto, verde, marrom e azul). Para a Scarlet Splendour.
Parece saída de um conto de fadas a cadeira Forest, com direito a copas de árvores mágicas ao seu redor. É feita em resina náutica e latão, com acabamento brilhante. Para a Scarlet Splendour.
A estante Turtle Carry leva sobre seu casco uma pilha de livros, distribuídos em um suporte de metal com três prateleiras. Insólita e divertida, a peça ainda é confeccionada em polietileno. Para a Qeeboo.
Mais uma peça com áura mágica, Sherwood (lembra da floresta de Robin Hood?) é o nome do majestoso cervo de 2 metros de altura cujos chifres são a base de um candelabro decorado com cristais e pingentes. É feito em polietileno. Para a Qeeboo.
Teatral! Assim é a família de macacos, “louca e astuta”, que dá origem as estas luminárias (aqui, em versão de teto) com forte impacto visual. Feitas em resina. Para a Seletti.
O mancebo Ramo homenageia os “dois materiais mais importantes usados ao longo dos séculos – madeira em sua forma e metal em sua substância”. É uma referência ao provável primeiro “cabideiro” da história. Tem 11 galhos pequenos que funcionam como ganchos. Disponível em três acabamentos: branco, efeito corten e banho de ouro galvânico. Para a Opinion Ciatti.
A coleção Filicudi está inspirada no figo-da-Índia, uma planta emblemática do mar Mediterrâneo, com gosto de férias e de descoberta. Para áreas internas e externas, é feita em polietileno. Para a Qeeboo.
O Love in Bloom Gold, por sua vez, é a versão, como bem diz seu nome, chamativamente dourada. Feito em fibra de vidro. Para a Seletti.
O Love in Bloom Kintsugi é um vaso de cerâmica em formato de coração partido, cujos cacos são “colados” com ouro. As flores podem ser colocadas nas “veias”. Disponível em versão de mesa (foto) ou parede. Para a Seletti.
As três versões da luminária Mouse, com nome autoexplicativo, também disponível com entrada USB. “Quando não está comendo queijo, gosta de ficar ao seu lado com a lâmpada que acabou de roubar”. Feita em resina, para a Seletti.
Com 1,3 m de altura, a escultural e poética luminária de piso Before the Beginning apresenta um menino que segura um candelabro estilo Maria Teresa. “Eu a considero a minha obra de arte mais conceitual e intimista”, diz Marcantonio. “Foi feita com as minhas mãos, com técnicas da escultura”, orgulha-se.

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